Acredita-se que o procedimento da organização resume-se à simples tarefa de retirar os objetos de onde estão e recolocá-los de maneira não amontoada, mas não é.
Existem passos – inclusive de preparação psicológica – a serem seguidos para iniciar a organização, então criei uma galeria para auxiliar no processo. Que no final além de resultados visíveis terá sido uma jornada extremamente gratificante.
Cliquem na primeira foto para abrir a galeria.

Desapega e descarta! A não ser que não exista muita coisa ou o seu espaço seja gigantesco algumas coisas terão que ser descartadas! Memórias ficam na cabeça e não em objetos, então nada de guardar guardanapos, papéis de bala e outras supostas memórias que ficam no fundo de uma gaveta. O mesmo vale para aquelas roupas 3 manequins menores de 15 anos atrás. Fitas cassete também né gente?! Youtube e spotify estão aí pra isso, então desapega e descarta!

Ajeita tudo! Em tempos de grana curta não dá pra jogar tudo fora. As vezes não utilizamos alguns objetos ou roupas pois precisam de um simples conserto como pregar um botão, prender uma costura aberta ou firmar um parafuso. Então, é importante antes de começar a organizar que se ajeitem todos os problemas nos objetos, do contrário estaremos guardando em péssimo estado e deixando sem uso, o que não é organizar!

Higienize. Organizar é limpar de várias maneiras, por exemplo, com os objetos em ordem o espaço fica visualmente limpo. Mas também deve estar fisicamente limpo, os objetos e roupas a serem organizados devem estar lavados ou sem pó. Aqui não estamos falando de faxina, um pano com produto de limpeza já serve.

Cada macaco no seu galho. Com os objetos já selecionados e limpos chega em um dos momentos mais complicados da organização, a setorização! Nesta hora é preciso calma para avaliar quais são os objetos que são utilizados com frequência, como devem ficar agrupados, quais serão as possibilidades de utilização do espaço, se serão utilizados produtos organizadores e finalmente escolher as melhores alternativas.